Novo presidente da SPB

António Manuel Ramos, professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro, foi eleito presidente desta sociedade no 8º Congresso de Biomecânica, realizado a 15 e 16 de fevereiro, em Unhais da Serra. Entre os prémios atribuídos a trabalhos académicos estão duas menções honrosas que distinguem dois trabalhos de estudantes da UA: a tese de doutoramento de Ana Margarida Ramos Bola e a dissertação de mestrado de Luís Miguel Henriques.

É a primeira vez que se elege um académico da UA para presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica.

António Manuel Ramos iniciou a sua atividade na UA em 1996 como aluno da licenciatura do curso de Engenharia Mecânica, tendo recebido vários prémios de mérito atribuídos pela UA no seu percurso académico. Em 2001, por convite de José António Simões, inicia o seu percurso na investigação em Biomecânica terminando o seu doutoramento em final de 2005 com uma tese sobre uma nova prótese da anca cimentada.  Iniciou a sua atividade como docente em 2003 no Departamento de Engenharia Mecânica, sendo professor Auxiliar desde 2006 no mesmo departamento. Foi coordenador do grupo de investigação de Biomecânica do DEM durante vários anos. É autor ou co-autor de mais de 100 publicações científicas e 5 patentes (nacionais e internacionais). Recebeu diversos prémios de investigação científica pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, nomeadamente prémio do melhor artigo de investigação científica de 2006 na Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e uma menção honrosa – Prémio Prof. Carlos Lima 2006.

Os membros da UA nos órgãos sociais da SPB são: Jorge Ferreira (tesoureiro), António Completo (secretário do conselho fiscal), e José António Simões (vice-presidente da assembleia geral). Os restantes membros da sociedade para o biénio 2019-2021 são de diversas instituições de ensino superior: Faculdade de Desporto e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto da Universidade do Porto, do Instituto Universitário da Maia, da Universidade de Évora, da Universidade da Beira Interior, do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto Politécnico da Guarda.

Menções honrosas para estudantes da UA

Durante o congresso foram atribuídos vários prémios (prémio Jovem Investigador “Professor João Arménio Correia Martins”, prémio Melhor Tese de Doutoramento 2017-2018, prémio Melhor Dissertação de Mestrado 2017-2018, prémio Melhor Póster, prémio Melhor Apresentação de Estudantee prémio Melhor Fotografia) entre os quais se salienta a atribuição de dois prémios a alunos da UA:

– Menção honrosa pela melhor tese de doutoramento à aluna Ana Margarida Ramos Bola, orientada pelo Professor António Manuel Ramos e pelo Professor José Simões, docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da UA;

– Menção honrosa para a melhor tese de Mestrado ao aluno Luís Miguel Henriques, orientado pelo Professor Marco Santos e pelo Professor António Manuel Ramos, docentes do Departamento de Engenharia Mecânica da UA.

Participaram cerca 155 participantes, sendo 11 estrangeiros da França e Brasil. Os temas do congresso foram diversificados no âmbito da área científica da Biomecânica, nomeadamente: biofabricação; biomecânica cardiovascular, biofluídos e hemodinâmica; biomecânica do sistema músculo-esquelético; biomecânica da lesão e do impacto; biomecânica da locomoção; biomecânica de reabilitação e desporto; biomecânica dos tecidos; biónica; Design biomédico e ensino da biomecânica.

Prioridades do novo mandato

As prioridades para o atual mandato de dois anos têm por base três pilares de ação: melhorar a organização da sociedade, divulgação nacional da sociedade e internacionalização. No primeiro pilar é objetivo da Sociedade comunicar mais frequente e eficazmente com os seu associados. A comunicação será realizada através de uma página da SPB renovada com notícias/eventos relacionados com a biomecânica e uma newsletter a distribuir mensalmente. A divulgação nacional tem por objetivo dar a conhecer a SPB junto dos diferentes players nacionais, como empresas, instituições e ensino e de investigação, outras organizações e investigadores através de criação de uma base de que inclua, entre outros, centros de investigação, investigadores e laboratórios de biomecânica. Estão previstos a realização de diferentes workshops temáticos para consolidar o papel da SPB na sociedade.

É ainda objetivo da direção estabelecer protocolos de colaboração com sociedades como a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Portuguesa de Biomateriais tecido empresarial nacional na área da biomecânica e dispositivos médicos. No que à internacionalização diz respeito, é objetivo da direção estar presente nas outras sociedades internacionais congéneres (ISB, ISBS, ESB,…).