História

A história da Sociedade Portuguesa de Biomecânica, comparativamente a outras congéneres, é relativamente curta e recente.

A realização do 1º Encontro de Biomecânica, em Martinchel, Abrantes, em fevereiro de 2005, permitiu despoletar o processo de constituição da Sociedade como ela é hoje designada e conhecida.

Antes da realização desse encontro, havia a Sociedade Portuguesa de Biomecânica e Biomateriais (SPBB), que tinha sido registada no extinto Cartório Notarial de Oeiras, no dia 17 de março de 1989, pelos professores Kello Marçal Correia da Silva, João Manuel Cunha da Silva Abrantes e António Prieto Veloso.

Pode ler-se no seu objeto social: “De constituir uma associação cultural de índole técnico-científico, sem fins lucrativos, congregando todas as pessoas interessadas em promover, a nível nacional, o aperfeiçoamento, o desenvolvimento e o progresso da Biomecânica e da Ciência dos Biomateriais”.

 

O encontro de Martinchel teve como objetivo promover e estimular o contacto e a colaboração entre investigadores, partilha de projetos, trabalhos e resultados de investigação no âmbito da biomecânica, assim como revitalizar/alterar a então existente SPBB, promovendo os passos necessários à constituição de uma sociedade científica de “biomecânicos”, que veio a designar-se oficialmente de Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) em 17 de setembro de 2009.

A Comissão Organizadora do encontro de Martinchel foi constituída  pelos professores:

  • António Veloso – Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa – FMH;
  • Hélder Rodrigues – Instituto Superior Técnico – IST;
  • José Simões – Universidade de Aveiro – UA;
  • Mário Vaz – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP.

Foi esta Comissão que decidiu criar a SPB, com o seguinte objeto social: “Congregar pessoas físicas e jurídicas interessadas em promover a nível nacional, o aperfeiçoamento, o desenvolvimento e o progresso de estudos na área de biomecânica, através de ações que estimulem o ensino, a investigação científica e tecnológica e a formação e especialização tecnológica-científica, a realização de congressos, conferências, seminários, cursos, reuniões e visitas técnicas, para estimular e desenvolver o intercâmbio entre especialistas e associações congéneres, nacionais e estrangeiras; a divulgação de estudo e resultados de investigação e de outros trabalhos através dos órgãos próprios da associação ou utilizando outros meios de informação”.

Esta alteração foi feita pelo então presidente e vice-presidente, respectivamente, Mário Vaz e António Veloso do Conselho Directivo da Sociedade.

O logótipo da sociedade foi concebido no âmbito de um concurso proposto aos finalistas do curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

O júri foi constituído pelo diretor da Escola, José Simões, pelo Mário Vaz da FEUP e pelo saudoso Nuno Rilo da Universidade de Coimbra.

Encontro 1 Biomecânica